A hora de repensar sua empresa

 

 

 

O varejo teve diversas evoluções anteriores que vão desde a consolidação das lojas físicas e suas redes, os shopping centers, o televendas, as franquias, as redes de consultoras – vendas por catálogo, o e-Commerce, o mobile commerce, o social commerce e os Marketplaces, mas todas essas iniciativas tinham estratégias específicas para cada canal individualmente o que não refletia de forma fiel as estratégias de uma empresa/negócio ou o comportamento de consumo dos clientes que navegam entre os mais diversos canais de negócio antes de comprar.

A Iniciativa Aplicatvi nesse sentido, trata da possibilidade de tornar viável de forma padronizada e sistemática a presença das empresas nos mais diversos canais de negócio, em qualquer lugar (on-line ou off-line), a qualquer hora (24 horas por 365 dias do ano) e através de qualquer meio (físico ou digital) para que os consumidores possam conhecer as marcas e produtos, compará-la com outras empresas/produtos/marcas de forma fácil; opinar sobre as experiências que tiveram com as marcas/produtos e assim influenciar, positiva ou negativamente, sua rede de contatos; vivenciar experiências de compra e de uso de produtos e dar feedbacks aos fabricantes, revendedores e lojistas; e comprar itens com conforto e conveniência que mais se adéqua a realidade de cada indivíduo.

Nesse sentido, podemos citar como exemplo, o fato de que no varejo multicanal o consumidor se identificava no PDV – ponto de venda – através de seu Nome ou CPF enquanto que no e-Commerce ele se identificava através do e-mail. Apenas essa pequena barreira de entrada já era suficiente para tornar a experiência de compra mais dolorosa para os consumidores. Em geral, as empresas faziam essa distinção em função de que seus sistemas de informação não estavam preparados para unificar os consumidores em uma única base de dados e permitir que o consumidor pudesse se identificar da forma mais conveniente em qualquer canal de venda em que a empresa atue.

Fica evidente que conhecer o perfil dos consumidores, seus hábitos, atitudes, valores e comportamento de compra ajuda as empresas a compreender o que deve oferecer, que categorias não deve ofertar, que faixa de preço é atraente, que formas de pagamento deve demonstrar, etc para cada indivíduo. Há consumidores que navegam por inúmeros canais antes de comprar pela primeira vez, mas depois de serem impactados pela compra, pelo produto e pelos serviços oferecidos passam a compartilhar suas experiências de forma massiva, em suas redes sociais. Não é incomum ver vídeos de consumidoras retratando o momento em que elas receberam suas compras feitas pela internet e a emoção que as mesmas refletem nos vídeos quando abrem suas encomendas. De forma geral, esses vídeos, são pequenos virais que alcançam inúmeros potenciais consumidores de forma espontânea.

A Iniciativa Aplicativos, então, cria um cenário altamente competitivo, onde o conhecimento estruturado do comportamento do consumidor se torna um bem fundamental nas estratégias de negócio e nesse sentido a tecnologia terá papel fundamental por ser a ferramenta impulsionadora na IA, por isso, muitas empresas já estão mudando seus sistemas ERP e sistemas de PDV legados para sistemas mais atuais, completos e fluídos, que permitem a rápida expansão do CrossChannel nos mais variados canais de negócio sem prejuízo para o planejamento e gestão de tais negócios.

 

E você, já está repensando seu negócio para esse novo cenário?

 

 

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