A MB Trading Brasil, empresa que produz químicos para construção civil, com abrangência nacional, faz parte de um grupo global que atua no segmento. A unidade brasileira foi instalada em novembro de 2024, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Embora presente há pouco tempo no Brasil, a MB Trading está trazendo todo o seu know-how ao mercado nacional, considerada uma empresa inovadora que está transformando o setor de produtos químicos para a construção civil com soluções sustentáveis e de alta performance. Tem como compromisso tornar-se líder global, inspirando pessoas a construir melhor, de maneira mais inteligente e responsável, por meio de práticas que respeitam o meio ambiente e promovam a eficiência em cada etapa do processo.
A empresa oferece tecnologia de ponta e capacidades excepcionais de P&D, liderando o mercado na melhoria do desempenho dos materiais de construção. A missão é impulsionar a redução de emissões de CO₂ na produção de cimento e concreto, contribuindo para um futuro mais responsável e eficiente na construção civil.
Para alcançar seus objetivos e metas, a MB Trading Brasil fechou parceria com a iApp em janeiro deste ano para estruturar sua gestão e operação no Brasil.
O que levou a MB Trading adquirir o Sistema de Planejamento e Controle da Produção (PCP), da iApp?
Dennis Pardini, Gerente Administrativo e Financeiro da MB Trading Brasil, destaca que a empresa havia adquirido inicialmente o sistema Omie, plataforma de gestão empresarial online (ERP – Enterprise Resource Planning) para controlar as operações financeiras e faturamentos, mas isso não foi suficiente.
Por esse motivo, houve a necessidade de investir num sistema de gestão mais completo e eficiente. “Necessitávamos controlar produtos em lotes, emitir certificados de qualidade. Com essa finalidade, decidimos adquirir os módulos de sistema de produção e gestão da iApp”.
Como foi o processo de implementação do sistema da iApp na MB Trading Brasil?
A implantação do Sistema de Planejamento e Controle da Produção (PCP), da iApp, foi iniciado em janeiro deste ano e já vem trazendo resultados positivos para a empresa. “Contratamos o pacote de horas premium para consultoria durante o processo de implantação. O atendimento do profissional foi muito bom e este se colocou ao nosso dispor para ajudar com eventuais dúvidas no manuseio do sistema. Ainda estamos em processo com algumas funções, mas já estamos utilizando o sistema diariamente e estamos satisfeitos até o momento com os resultados”, afirma Pardini.
O que a MB Trading Brasil almeja com o Sistema de Planejamento e Controle da Produção (PCP) da iApp?
Como a MB Trading está consolidada globalmente, menciona o Gerente Administrativo e Financeiro da empresa, o objetivo é trazer todo esse know-how para o mercado nacional. “Buscamos adotar as melhores práticas de gestão para controle de produtos por lote, emissão de certificado de análises de qualidade e módulo para controle de produção. Por esse motivo, procuramos a iApp”.
Com o Sistema de Planejamento e Controle da Produção (PCP), da iApp é possível integrar softwares ERP e outras soluções digitais, tornando a gestão da produção mais eficiente, ágil e precisa. Isso permite a otimização dos processos, a redução de falhas e uma melhor capacidade de resposta dos gestores.
Quais os principais resultados e benefícios que o sistema da iApp trouxe para a MB Trading Brasil até o momento?
“Possibilitou iniciar nossas operações de forma rápida, sem gastar muito tempo na implantação e de forma prática”, enfatiza Pardini.
O Sistema PCP da iApp está diretamente ligado a tecnologias inovadoras como Internet das Coisas (IoT) e machine learning. A IoT conecta dispositivos para coletar e compartilhar dados em tempo real, proporcionando maior controle e visibilidade sobre a linha de produção. O machine learning, por sua vez, impulsiona o PCP com previsões mais assertivas sobre demanda, manutenção e identificação de falhas.
Com essas tecnologias, o sistema da iApp não apenas coordena a produção, mas também antecipa necessidades, garantindo uso eficiente de recursos e maior competitividade. Ao combinar inovação com um planejamento estratégico, é possível a empresa se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e alcançar resultados mais eficientes e sustentáveis.